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USP volta a ser eleita melhor universidade da América Latina após 5 anos; Brasil tem 13 instituições no top 50

A Universidade de São Paulo (USP) voltou a ser eleita como a melhor instituição de ensino superior da América Latina e Caribe após cinco anos, de acordo com o QS World University Rankings 2024.

Por Central TO em 13/09/2023 às 13:22:13
Foto: Reprodução internet

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A Universidade de São Paulo (USP) voltou a ser eleita como a melhor instituição de ensino superior da América Latina e Caribe após cinco anos, de acordo com o QS World University Rankings 2024. O levantamento foi divulgado pela empresa de análise britânica Quacquarelli Symonds (QS) nesta quarta-feira, 13, e é referência no setor educacional. Desde 2018, a USP oscilava entre o 2º ou 3º lugar da lista, disputando a liderança com a PUC do Chile, que ficou na segunda locação este ano. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conquistou o 3º lugar. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em oitavo, enquanto a Universidade Estadual Paulista (Unesp) chegou na décima colocação. Das 50 instituições eleitas como melhores da América Latina e Caribe, 13 são brasileiras. Dentre estas, apenas uma é privada.

A Universidade Federal de Minas Gerais ficou em 14º, enquanto a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), conseguiu a 17ª colocação. Na posição seguinte, se classificou a Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. A Universidade Federal de Santa Catarina parece em 23º e a Universidade de Brasília em 25º. A Universidade Federal de São Paulo conquistou a 27ª colocação e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ficou em 30º. Já a
Universidade Federal do Paraná chegou em 37º. Por fim, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou na 48ª colocação.

O ranking analisa critérios como impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. Também são avaliadas a reputação acadêmica da instituição, reputação do empregador, proporção de docentes por aluno, quantidade de professores com doutorado, existência de rede internacional de pesquisa, citações por artigo, artigos por corpo docente e impacto nas mídias digitais.

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