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IFTO promove educação inclusiva para a comunidade surda

Estudantes surdos ressaltam, com entusiasmo, o acolhimento recebido na Instituição

Por Mayana Matos em 02/10/2023 às 13:25:36

No universo das cores, o mês de setembro é também marcado pela cor azul para lembrar a importância da visibilidade à comunidade surda. Na campanha Setembro Azul, importantes datas deste mês são relevantes para conscientizar sobre a história dos surdos, os direitos das pessoas cidadãs surdas, assim como as diferenças identitária e cultural da comunidade. Nesta terça-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo.

No Instituto Federal do Tocantins (IFTO) a inclusão é prioridade. Atento a importância de valorizar a comunidade surda e ao que dispõe a legislação que reconheceu e regulamentou a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o IFTO possui no seu quadro de pessoal 24 intérpretes de Libras e sete professores de Libras. São 18 estudantes surdos acolhidos na Instituição em diversos campi: 8 na unidade de Palmas; 1 em Gurupi; 3 em Porto Nacional; 2 em Araguatins; 1 em Lagoa da Confusão e 3 em Colinas do Tocantins. Além dos estudantes, também acolhe uma servidora surda na Reitoria e outra na unidade de Palmas.

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O acadêmico José Fernando, da unidade de Araguatins, relata como a sua caminhada de formação escolar foi difícil sem a devida inclusão. Disse que, enquanto surdo, não conseguia aprender nada, pois os professores apenas oralizavam. "Estudantes ouvintes faziam as atividades e me davam apenas para que eu as copiasse e as entregasse". José Fernando explica que tudo mudou depois que ingressou no IFTO. "Aqui, aprendi Libras e gradativamente fui evoluindo com essas interações. Além disso, conseguia me comunicar melhor com minha família e pessoas próximas. Isso me deixou muito feliz, porque a partir de então havia comunicação. Eu entendia e era entendido pelas pessoas".

O estudante também destaca como esse acolhimento e incentivo dos profissionais do IFTO foram importantes para a realização do seu sonho de fazer uma graduação. Atualmente, ele está na fase final do curso de Engenharia Agronômica. "Em 2018, consegui a tão sonhada aprovação. Em parceria com o Napne, foi possível a inclusão. Os professores me deram muito apoio, com adaptações nas disciplinas e com a língua. No começo foi difícil, mas agora conheço vários sinais e seus significados. Já estou no décimo período e, ano que vem, felizmente faltará só o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)", disse.

Israel Lopes é estudante do curso de Engenharia Civil da unidade de Gurupi. Ele é surdo e compartilha, com empolgação, a experiência de acolhimento vivenciada na sua rotina escolar. "Consegui interagir muito bem com as pessoas. Os professores são muito legais. No Napne, eu aprendo palavras do português escrito e tenho adaptações necessárias. O IFTO é maravilhoso. Tenho encontros com os professores, tudo mediado pelos intérpretes, que possibilitam minha acessibilidade no campus", disse, destacando atividades realizadas como visitas técnicas e interações na sala de aula.

Napne

O IFTO tem consolidado, no seu âmbito interno, seus Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Trata-se de setor institucionalizado por intermédio do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – TEC NEP. Objetiva a implantação de políticas inclusivas no IFTO, com vistas a garantir o acesso e a permanência de estudantes com necessidades educacionais específicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer apoio e atendimento necessários àqueles estudantes e servidores que apresentem quaisquer limitações que lhes impeçam ou dificultem seu pleno desenvolvimento.

Nesse sentido, entre as ações nas unidades onde têm estudantes surdos, os Napnes dão suporte nas adaptações curriculares, levando em conta a Libras como primeira língua, assim como os interpretes são acionados diretamente no processo de formação. No IFTO, são promovidas capacitações em Libras a todos, indistintamente. Os vídeos produzidos e divulgados pela Instituição recebem legendas e tradução. As provas de concurso público e vestibulares têm versões em Libras, assim como o edital do vestibular também recebe a tradução da língua.

"Hoje eu vim mostrar como a vida da pessoa surda pode melhorar ao estudar no IFTO", assim relata Rivaldo Pereira, estudante surdo do curso superior em licenciatura da Computação, na unidade de Porto Nacional. "Somos capazes de ingressar em qualquer curso que tenha interesse, desde os técnicos até os superiores. Aqui, além dos professores, têm também intérpretes de Libras que facilitam as nossas interações. E estudar é muito importante para conseguirmos atuar profissionalmente", disse.

O estudante surdo Júnior Nascimento, do curso superior em licenciatura da Computação da unidade de Colinas do Tocantins, também comunga desse mesmo sentimento ao contar, com ânimo, como sua vida melhorou depois da experiência de estudar no IFTO. "Eu me sinto muito bem aqui. Junto aos professores, aos intérpretes de Libras, estamos constantemente interagindo entre si, com os próprios estudantes que também vão aprendendo a se comunicar em Libras, de pouco em pouco, evoluindo cada vez mais. Então, minha vida melhorou sim e sou muito grato a vocês", declarou.

Depois do IFTO

Paulo César Guimarães é egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática da unidade de Palmas. Ele relata que antes da sua experiência no IFTO, teve dificuldades, mas isso não o impediu de obter sucesso na prova do vestibular. Com a aprovação, o IFTO, à época, contratou um estagiário, pois não havia intérprete naquele momento. O estudante conta que, após a realização do primeiro concurso público para contratação de interprete de Libras no Instituto, a sua vida mudou para melhor. "Consegui aprender mais, consegui participar das atividades e, logo que finalizei o ensino médio, fui aprovado no curso superior de Letras/Libras na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Agradeço imensamente ao IFTO por essas oportunidades. Foi por meio dessa Instituição que eu aprendi a ser um estudante, aprendi a importância do estudo. Sou grato imensamente pela oportunidade de aprendizado e de sucesso em minha vida", afirmou.

Novo curso

Neste mês de setembro, o IFTO lançou a oferta do novo curso técnico em Tradução e Interpretação em Libras, pelo Centro de Referência de Educação a Distância (Cread). Com duração de um ano e meio, o curso proporcionará conhecimentos de modo a capacitar o interessado para tradução de vídeos, textos e áudios em Libras, qualificando-o como ponte comunicativa entre o surdo e o ouvinte.

A servidora Mayara Ferreira Milhomens, da unidade da Reitoria, é surda e atua como profissional do atendimento especializado (AE). "Meu trabalho consiste na gravação dos vídeos institucionais e informativos que são divulgados em nossas redes sociais. Também atuo como instrutora dos estudantes dos cursos de Libras", esclareceu. Mayara compartilha sua experiência de trabalhar no IFTO. "É um trabalho muito gratificante. Tem as limitações de comunicação com os colegas, mas que podem ser sanadas a partir do lançamento do novo curso de Libras pelo IFTO. Convido a todos para que venham aprender e, assim, a gente consiga ter contato e interagir. Venha fazer Libras!", enfatizou.

Azul

Em meio à 2ª Guerra Mundial, para identificar as pessoas com alguma deficiência, os nazistas amarravam faixas azuis em seus braços. Dessa forma, a comunidade surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação, luta e orgulho da pessoa surda, bem como manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas.

Algumas datas se destacam neste mês:

- Dias 6 e 11 de Setembro: Lembrança do Congresso de Milão (1880), no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

- Dia 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais.

- Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo.

- Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.

- Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais.

Para saber mais sobre a Política de Inclusão do IFTO, basta procurar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), por meio da Coordenação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (CNAPNE), nos seguintes contatos: cid.reitoria@ifto.edu.br e (63) 3229-2239. Os depoimentos completos dos estudantes e servidora, bem como outras ações inclusivas desenvolvidas no IFTO podem ser acompanhadas no perfil oficial no Instagram.


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