JORGE CONSORCIO

Prefeitura traz novidade e implanta programa "Saúde na Hora" que estende o horário de atendimentos em praticamente todas USFs

Por Karla Paz em 31/10/2023 às 14:40:19

Nesta quarta-feira, 01 de novembro, dentro das comemorações do aniversário de 65 anos de Gurupi, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde dará início às atividades do Programa "Saúde na Hora". A iniciativa deve estender o horário de funcionamento em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e ampliar o acesso à saúde na cidade. A partir dessa data, as USFs estarão disponíveis sem pausa, das 7h às 19h. A única exceção será a USF Casego que não possui todos critérios para entrar no programa.

As USFs Pedroso e Vila Nova já funcionam com este horário estendido, porque já eram credenciadas ao Programa Saúde na Hora. Essa extensão de horário traz inúmeros benefícios para a comunidade, tornando mais conveniente a busca por atendimento médico, consultas e cuidados de saúde. Os moradores de Gurupi poderão agendar consultas em horários mais flexíveis, reduzindo a espera e a necessidade de recorrer a serviços de emergência.

RCK EXPRESS

"Para mim esta notícia é ótima! Um presentão para saúde pública da cidade, nesta data! Geralmente minha filha só pode me levar para consulta em horário de almoço, porque ela trabalha os outros horários. Agora vamos com mais tranquilidade. Sei que vai melhorar para muita gente também! A prefeita Josi Nunes está de parabéns por esta medida! A comunidade será muito beneficiada com isso", disse Fátima Pereira, paciente da USF João Manoel.

"Essa iniciativa demonstra o nosso compromisso, da Prefeitura de Gurupi, com o bem-estar da comunidade, priorizando o acesso à saúde de qualidade. Estamos muito felizes em trazer esta novidade dentro das comemorações aos 65 anos de Gurupi! Esperamos que o programa "Saúde na Hora" seja um exemplo de sucesso na melhoria do sistema de saúde e que sirva de inspiração para outras regiões implementarem medidas semelhantes. Somos referência também para pacientes de toda região da Ilha do Bananal e por isso, estamos realizando várias ações integradas, para uma gestão de saúde cada vez mais humanizada", destacou a prefeita Josi Nunes.

"Estamos aptos a utilizar o programa, porque nosso município já tem as unidades de saúde cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e o quantitativo mínimo de equipes exigido para o formato de funcionamento escolhido. A adesão tem caráter voluntário e ocorre mediante inclusão no sistema com anuência no Termo de Compromisso e nós fizemos tudo isso. O "Saúde na Hora" contribuirá para desafogar o sistema de saúde, evitando a superlotação nas unidades em horário comercial. Isso resultará em um atendimento mais personalizado e eficaz, proporcionando uma melhor qualidade de vida para nossa população. O que desejamos para nossa cidade nesta data tão importante dos 65 anos", explicou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.

Mais sobre o Saúde na Hora:

Entre as funções, o programa também prevê nas UBSs e USFs: ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturno e de almoço; ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde; fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária; reduzir custos em outros níveis de atenção; investir mais recursos da União para Atenção Primária à Saúde e principalmente diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05