JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Balneário Camboriú aprova lei que estabelece multas para usuários de drogas

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, município localizado no litoral de Santa Catarina, aprovou uma nova legislação que estabelece multas para usuários de drogas na cidade.

Por Central TO em 12/01/2024 às 18:02:39
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, município localizado no litoral de Santa Catarina, aprovou uma nova legislação que estabelece multas para usuários de drogas na cidade. De acordo com a nova lei, qualquer pessoa flagrada utilizando, transportando ou guardando drogas proibidas por lei, mesmo para uso pessoal, será sujeita a uma multa no valor de R$ 412. O projeto de lei foi proposto pelo Executivo e teve uma tramitação rápida no Legislativo. Protocolado na tarde de terça-feira, 9, foi votado e aprovado em uma sessão extraordinária realizada no dia seguinte, na qual os vereadores também apreciaram outros quatro projetos. A proposta recebeu votos favoráveis de 17 vereadores, com exceção de Eduardo Zanatta (PT), que não registrou voto. A lei estabelece que a multa deve ser paga em um prazo de 30 dias. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

As pessoas flagradas poderão se livrar da multa caso, dentro do prazo de um mês a partir do vencimento, caso se submetam voluntariamente a um tratamento para combater a dependência de drogas. Vale ressaltar que, além da sanção estabelecida em Balneário Camboriú, o porte de drogas, mesmo para uso pessoal, é considerado crime de acordo com o Código Penal brasileiro. Atualmente, a constitucionalidade da punição penal nesses casos está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal (STF), havendo cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio. No entanto, o julgamento foi suspenso antes de sua conclusão, que pode ocorrer em 2024.

Para garantir o cumprimento da medida, a Guarda Municipal será responsável por fiscalizar e aplicar as multas. Além disso, o governo municipal poderá firmar convênio com a Polícia Militar (PM) para auxiliar na aplicação da legislação. A nova lei também prevê uma gratificação aos agentes municipais de segurança que realizarem abordagens e apreensões. Agora, o texto aguarda a sanção do prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) para se tornar efetivamente uma lei em Balneário Camboriú.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05