JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Projeto de Lei de Claudia Lelis, assegura comunicação às mulheres vĂ­timas de violĂȘncia sobre a liberdade dos agressores

Por Assessoria de imprensa da deputada estadual Claudia lelis em 07/03/2024 às 19:18:05
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) que vem lutando pela defesa e proteção das mulheres no Tocantins, apresentou na última quarta-feira,06, Projeto de Lei que assegura às vítimas de violĂȘncia doméstica e familiar o direito à comunicação prévia quando do relaxamento de medida de privação de liberdade ou de medida protetiva de urgĂȘncia aplicada contra quem deu causa à violĂȘncia.

O comunicado deve ser feito à vítima, ao seu advogado constituído ou defensor público, pela autoridade judicial responsĂĄvel pelo ato que fizer cessar a privação de liberdade ou medida protetiva de urgĂȘncia, por escrito em meio físico ou eletrônico, com pelo menos dez dias de antecedĂȘncia da execução do ato de relaxamento da medida de privação de liberdade ou medida protetiva de urgĂȘncia.

De acordo com o PL, a comunicação prévia deve ocorrer quando o agressor for liberado, seja por relaxamento de medida de privação de liberdade ou de medida protetiva de urgĂȘncia. Esse direito oferece às mulheres a chance de se prepararem e tomarem medidas para sua segurança, evitando surpresas e potencializando sua proteção.

RCK EXPRESS

A deputada Claudia ressalta a importância desse projeto, defendendo que a vítima deve ter conhecimento prévio sobre a saída do agressor, uma vez que, durante o afastamento, a vítima se sente mais segura e protegida. "Quando o agressor é liberado é necessĂĄrio que esta informação chegue até a vítima por questões de segurança, e por isso, temos que buscar todos os mecanismos legais para que essas mulheres tenham segurança e tranquilidade. Temos altos índices de violĂȘncia contra as mulheres e como parlamentar tenho lutado muito para que possamos reduzir estes números no Tocantins. Tenho certeza que este PL terĂĄ o apoio dos deputados serĂĄ Lei em breve no Estado", reforçou Lelis.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05