JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Pequenos negócios respondem por 82,58% dos novos empregos do TO

Setores que apresentam mais contratações estão concentrados na construção de edifícios, clubes sociais esportivos e restaurantes

Por Central TO em 28/03/2024 às 18:59:57
Foto: Divulgação/SEBRAE

Foto: Divulgação/SEBRAE

Mais uma vez os pequenos negócios foram os protagonistas na geração de novos postos de trabalho gerados em janeiro de 2024 no Tocantins. De acordo com o estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas respondem por 82,58% (1.195) das 1.447 novas contratações que o Estado realizou no primeiro mês deste ano.

Segundo o Sebrae, os setores que apresentam mais geração de empregos estão concentrados na construção de edifícios, clubes sociais esportivos e restaurantes.

Quando comparados os dados de 2024 com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de aproximadamente 22,4% quanto ao saldo de contratações. Foram 1.447 novas contratações em janeiro de 2024 contra 1.182 novas contratações no mesmo período do ano passado.

Também em janeiro deste ano, o setor de Serviços liderou a criação de empregos. Entre as MPE foram 623 novas vagas. Outros setores como Comércio (177) e Construção (164) se destacaram entre as micro e pequenas empresas, sendo que nenhum deles ficou com saldo negativo neste período.

RCK EXPRESS

De acordo com Bruno Vila Verde, analista responsável pelo Escritório de Inteligência Institucional do Sebrae, neste ano, a instituição tem como uma das principais metas atender aproximadamente 40 mil pequenos negócios, além de promover e solidificar o desenvolvimento destas empresas. "A instituição oferta cursos, oficinas, palestras e capacitações voltadas para o empreendedorismo, com o objetivo de auxiliar os empreendimentos e principalmente quem sonha em abrir o próprio negócio a gerir com eficiência e lucratividade", ressalta.

Brasil

Em todo País, os pequenos negócios responderam por 8 em cada 10 empregos criados na economia em 2023. No acumulado do ano, o Brasil alcançou um saldo de 1,48 milhão de novas contratações, o que resultou no menor patamar de desemprego registrado desde 2020. Desse total, as MPE criaram 1,18 milhão de empregos (80,1%) e as médias e grandes empresas responderam por 209,99 mil vagas, o equivalente a 14,2% do total.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o estudo comprova a importância fundamental que os pequenos negócios têm para a economia e para a população brasileira. "As pequenas empresas são o principal motor da nossa economia e responsáveis pela sobrevivência de 86,5 milhões de brasileiros, o que equivale a aproximadamente 40% da população do país", comenta.

Empreendedorismo

O arquiteto e urbanista Fernando Neri Silva está entre os exemplos de quem empreende na área de construção de edifícios em Palmas. Desde 2004, ele comanda uma microempresa com dois funcionários e dezenas de contratações que já iniciaram no início do ano. Ele acredita que o crescimento na área estar relacionado ao envolvimento crescente em projetos de design de interiores, criando espaços que proporcionam experiências agradáveis e funcionais para uma capital que ainda é nova. "Esta é uma realidade que nos deixa felizes, não só por motivo econômico, mas o impacto particular que faz melhorar a vida dessas pessoas. Palmas é uma capital com diversas oportunidades. Minha área envolve vários profissionais. Eu costumo dizer que a Arquitetura é uma orquestra, que envolve diversos profissionais", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05