Nemet informa que temperaturas baixas no TO devem continuar nas madrugadas do mês de julho

Meteorologista da Unitins explica que as temperaturas percebidas pelos tocantinenses nos últimos dias estão na média esperada e já se repetiram em anos anteriores

Por Andréia Fernandes - Dicom Unitins em 29/06/2021 às 16:16:45
Ventania registrada em Palmas - Tocantins (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Ventania registrada em Palmas - Tocantins (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Nos últimos dias foram registradas quedas nas temperaturas durante a noite e madrugada em todo o Tocantins. O meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, responsável pelo Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Unitins, explica que essa variação na temperatura já era esperada, está dentro da normalidade e não pode ser vinculada às baixas temperaturas registradas em outras regiões do Brasil.

A queda na temperatura ocorre devido a uma condição atmosférica reinante nesses últimos dias. As noites e madrugadas não têm tido nebulosidade, então toda a energia [calor] recebida durante o dia, com máximas de 35/36 graus, é perdida durante a noite. "As nuvens funcionam como termorregulador de energia, ela aprisiona e retém calor. Então, a partir do momento que o sol se põe, as temperaturas altas vão se perdendo porque não há nuvens para aprisionar o calor e aí que percebemos as baixas temperaturas", explica José Luiz Cabral.

A média de temperatura de Palmas nos últimos 30 anos, por exemplo, é de 18,8° no mês de julho. Para este ano, a temperatura mínima esperada para o mês de junho (climatologia) é de 19,7°C e para o mês de julho é 18,8°C, todas dentro da média. Outras regiões do estado continuam marcando valores abaixo destes, como o município de Santa Rosa do Tocantins e Rio Sono com 13 e 14 graus, que também estão dentro da média esperada.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

BANNER 05