JORGE CONSORCIO

COMPANHEIRISMO NO CASAMENTO

Por Central TO em 23/02/2022 às 11:57:15

Quando Deus criou a mulher e a deu a Adão, Ele estava dando para o homem uma companheira. A ideia ali era o companheirismo. Deus não criou uma escrava e nem uma chefe para o homem. Ele criou uma companheira. É aquela frase tão conhecida: "Deus não criou a mulher a partir da cabeça do homem para que ela não queira está por cima; nem dos pés para que o homem não queira fazer da mulher um tapete; a mulher também não foi criada a partir do peito ou das costas do homem, porque o lugar dela não é nem na frente e nem atrás. Deus criou a mulher, da costela do homem como uma demonstração do que é casamento. Casamento é um homem e uma mulher juntos, lado a lado."

Companheiro de verdade topa qualquer parada junto. Companheiro de verdade não abandona, não trai, não agride verbalmente e nem fisicamente. Está junto quando tudo está dando certo, mas continua junto quando tudo está dando errado, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, tendo tudo e não tendo nada.

Quando o companheirismo é uma realidade na vida do casal, há confiança. Companheirismo sem confiança não existe. Marido e mulher devem confiar um no outro, porém, a confiança é algo que se conquista. O casal deve depositar confiança um no outro e ao mesmo tempo deve conquistar a confiança um do outro. Além disso, faz-se necessário esforço e dedicação para que a confiança não venha deixar de existir entre marido e mulher.

Outra coisa que prova que os cônjuges de fato são companheiros é a ausência de privacidade entre os dois. No casamento não pode existir privacidade. Entre marido e mulher não pode ter segredos. As senhas do celular, contas bancarias e redes sociais são conhecidas por ambos.

Um verdadeiro companheiro costuma encorajar o outro na luta pela realização dos seus sonhos, seja um incentivador.

O sábio Salomão define muito bem o que é companheirismo, penso que o texto escrito por ele se encaixa muito bem quando o assunto é casamento. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa". (Ec 4. 9 – 12).

GRAFICA REAL