JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Acadêmicos da UMA de Tocantínia têm audiência com a secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Por Zacarias Martins em 27/06/2023 às 21:29:05
Foto: Divulgação/Ascom/Semed

Foto: Divulgação/Ascom/Semed

Nesta segunda-feira, 26, professores e acadêmicos da UMA – Universidade da Maturidade - Polo Indígena de Tocantínia, que é a primeira turma indígena do Brasil, um projeto em parceria entre a Universidade Federal do Tocantins e a Prefeitura de Tocantínia, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação – Semed, participaram de uma audiência na sede da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, em Palmas.

A comitiva de Tocantínia foi recebida pela titular da Pasta, a secretária Narubia Werreria, para um momento de interação, escuta e apresentação do projeto.

Presenças

Estiveram presentes professores da UMA Palmas, Mestranda Núbia Brito, Doutorando Marlon e Doutorando Wesquisley Vidal, bem como o secretário municipal de Educação em Tocantínia o Professor André Goveia, além de professores do Polo Indígena da Universidade da Maturidade em Tocantínia Leonardo Sampaio, Armando Sõpre, Manoel Xerente, Marcos Aurelio Xerente, Samuel Marques, a coordenadora da UMA em Tocantínia Aragoneide Martins, bem como, os acadêmicos anciãos Valdeciano Xerente e Iraci Xerente.

Na oportunidade, a professora Núbia Brito fez uma explanação sobre a UFT/UMA e o Polo Indígena de Tocantínia, abordando o processo educativo para o envelhecimento humano.

Sobre o Projeto UFT/UMA

Já o professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, destacou a metodologia de ensino desenvolvida na UFT/UMA e os objetivos desse Projeto de Extensão no município.

"O projeto da UFT/UMA nasce da necessidade de valorizar e sistematizar o conhecimento da cultura akwê por meio dos anciãos que são as bibliotecas vivas e trazem todo o legado e riqueza destes povos de forma que este mesmo conhecimento seja inserido dentro do currículo escolar dos alunos", asseverou André Goveia.

Os acadêmicos da Universidade da Maturidade em Tocantínia, o ancião Valdeciano Xerente e Iraci Xerente relataram sobre a importância da Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins em recebê-los em seu gabinete, ressaltando que "esse encontro representa um marco para o fortalecimento da cultura Akwe Xerente".

Também falaram os professores Marcos Aurélio Xerente, Leonardo Sampaio e Manoel Xerente. Eles discorreram sobre a importância das aulas da UMA para o povo Akwe Xerente que colocam em evidência toda a gama de conhecimentos e componentes da cultura que precisam ser cuidados e preservados.

Emoção

Durante esse encontro, a secretária Narubia Werreria disse que ficou emocionada com a participação e as explanações do povo Akwe Xerente, e que está à disposição para apoiar esse projeto educacional. A secretária disse que iria providenciar uma reunião técnica para tomada de providências nesse sentido, e, inclusive, convidou a UFT/UMA, bem como, e o polo indígena de Tocantínia, para integrar um grupo de pesquisa para o fortalecimento cultural indígena.

"Estamos diante de um dos maiores, senão, o maior projeto de valorização do envelhecimento humano com o povo indígena. É primordial que façamos a sistematização dos saberes dos anciãos em favor da preservação cultural e ambiental" , afirmou Narubia.

Entrega de presentes

Ao final do encontro, o secretário André Goveia, representando a Prefeitura de Tocantínia, a Dra. Neila Osório e o Dr. Luís Sinésio Neto, entregou à secretária Narubia, um cofo com a coletânea Leitura Viva da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contendo produções de estudantes indígenas Xerente. A secretária recebeu, ainda, um belo quadro trabalhado em capim dourado, com a foto de uma poesia com o título Povo Akwe, e que foi produzida pelos próprios acadêmicos do Polo Indígena da Universidade da Maturidade, em Tocantínia.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05