Unitins participa do Desfile Cívico em comemoração aos 60 anos de Paraíso

Desfile reuniu lideranças políticas, escolas, universidades, instituições público-privadas e a sociedade civil

Por Natália Rezende em 24/10/2023 às 22:16:39
Foto: Natália Rezende

Foto: Natália Rezende

Seis décadas! Este é o somatório de anos de emancipação política do município de Paraíso do Tocantins. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participou das festividades nesta segunda-feira, 23, e marcou presença no desfile cívico de comemoração aos 60 anos da cidade. Na ocasião, acadêmicos dos três cursos do Câmpus Paraíso - Ciências Contábeis, Direito e Tecnologia em Gestão do Agronegócio - participaram da ação e desfilaram reunidos pelo percurso que lotou a principal rua do município, a Avenida Bernardo Sayão. O público presente na arquibancada aplaudiu todos os participantes que incluíam ainda a equipe diretiva, coordenadores, docentes e demais servidores da Unitins.

Costumeiramente, a principal avenida da cidade sempre está lotada de carros e pedestres assíduos no comércio local. Mas, neste dia 23 de outubro, aniversário de Paraíso, a semana começou diferente do habitual para o cidadão paraisense. A Bernardo Sayão cedeu lugar para carros alegóricos, às fantasias, ao colorido das roupas e aos demais enfeites brilhosos. As diversas musicalidades regionais das bandas e fanfarras faziam que as marchas tivessem um belo ritmo. O passo a passo era resultado de um ensaio correto. Tudo era uma linda festa!

RCK EXPRESS

E quem desfilava pela avenida encantava o público que assistia atentamente do começo ao fim. Em devolutiva, a rua também era preenchida pelas sensações que invadiam o peito de quem recebia os sorrisos das pessoas que estavam aplaudindo de pé das arquibancadas. Uma poética junção de crianças, adolescentes, estudantes, acadêmicos, professores, coordenadores, servidores, instituições públicas-privadas, políticos e a sociedade, que juntos fizeram dessa mistura toda um desejo de permanecer em mais de três horas de desfile. E por onde os olhos passavam e pousavam, para quem ousou assistir as minuciosidades das entrelinhas, havia o compartilhamento de sentimento terno: o de felicidade pelo pertencimento de um povo ao lugar. "E, êh Paraíso bom!", todos cantavam.

Mais de 100 alunos do Câmpus Paraíso participaram do desfile - Foto: Natália Rezende

Participação

A aluna do curso de Direito Mikaela Almeida Reslandes participou como porta-bandeira. Muito emocionada, ela revelou que a comemoração dos 60 anos da cidade foi ainda mais especial pela sua participação no desfile representando a Unitins. "Acredito que foi momento revigorante e de muita aproximação entre os cursos essa nossa participação no desfile de Paraíso. Tenho muita gratidão por tudo, principalmente a Deus por me deixar tão feliz ao fazer parte de uma Universidade tão empenhada e respeitada no Tocantins, como a Unitins", destacou a aluna do 7° período.

Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Lidiane dos Santos, o curso está feliz ao participar de um evento em que causa o pertencimento aos estudantes. "A Unitins voltou a fazer parte da história de Paraíso e da formação do estudante do curso de Ciências Contábeis, que não é só com as unidades curriculares do eixo de ensino, pesquisa e extensão. É muito mais que isso, a Universidade, propicia uma formação acadêmica, mas também uma formação humana, que oportuniza que os estudantes conheçam a cultura local, que entendam sobre o município onde moram e estudam".

Segundo a coordenadora do curso de Direito, professora Crislene Divina dos Santos Luz, "a participação dos acadêmicos no desfile cívico é uma oportunidade de integração entre a direção, coordenação, professores e os alunos, e também de aprendizado sobre a história e a cultura da cidade. Juntos trabalhamos para o fortalecimento do vínculo entre a Instituição e a comunidade".

Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professor Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, fazer parte da história de Paraíso é de extrema felicidade para a Universidade e para o curso voltado ao agronegócio. "O envolvimento e a participação dos alunos foi importante, pois demonstra o quanto reconhecemos essa narrativa histórica de desenvolvimento regional que alcança a vida de todos", finalizou.

De acordo com a diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino de Queiroz, é sempre uma honra participar de eventos representando a Unitins. "Foi uma festa linda em que notamos que todos os acadêmicos estavam engajados para que o desfile fosse perfeitamente muito bem feito. Parabenizo toda a organização, acadêmicos e também aos coordenadores, professores dos três cursos e todos os demais servidores da Unitins por representarem conosco neste marco de 60 anos de Paraíso. Juntos, lutamos para que a Universidade seja um diferencial para o município e toda região. Que venham mais momentos históricos e que a Unitins possa sempre participar", arrematou.

Paraíso e Unitins

Localizada a 63 km da capital do Estado, Palmas, a pacata Paraíso do Tocantins registra 60 anos de imenso desenvolvimento regional. O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que o município tem uma população de 52.360 pessoas, sendo que em 2022 houve um aumento de 17,88%, em comparação com o Censo de 2010. Em relação ao ranking de municípios mais populosos, a cidade fica na 5ª colação no Tocantins. Em 2020, o IBGE também constatou que em relação a economia do Estado, Paraíso ocupa a 5ª posição entre os 139 municípios tocantinenses. A economia gira em torno do comércio varejista, turismo e o agronegócio, sendo uma das cidades promotoras para o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia.

A Unitins desenvolve um papel crucial para esse sucesso, ao realizar constantemente inúmeros investimentos na cidade por meio de sua atuação em um Câmpus próprio, oferecendo três cursos que atuam nos setores econômicos do município. É por meio de uma Universidade pública, de ensino gratuito e da geração da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho de Paraíso, que a Universidade, desde a sua reinstalação, a exatos três anos, faz parte do progresso histórico da sociedade paraisense.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

BANNER 05