JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

CBF é multada pela Fifa por briga entre torcedores do Brasil e Argentina no Maracanã

Confusão aconteceu na partida do dia 21 de novembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo; entidade também foi sancionada devido à invasão de campo durante a goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia

Por Central TO em 10/01/2024 às 17:57:59
MARCELLO DIAS/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

MARCELLO DIAS/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi multada em 70 mil francos suíços (R$ 402,1 mil) pela Fifa devido à confusão entre torcedores brasileiros e argentinos no Maracanã, antes do jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, realizado do dia 21 de novembro de 2023.

A punição foi aplicada com base no artigo 17 do Código Disciplinar da Fifa, que trata de desordem dentro ou nas proximidades dos estádios. A entidade máxima do futebol no Brasil poderia ter recebido punições mais severas. A entidade também foi sancionada devido à invasão de campo durante a goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia, no Mangueirão, em setembro de 2023. Nesse caso, a multa aplicada foi de 5 mil francos suíços (R$ 28,7 mil). Além da multa à CBF, o meio-campista Joelinton também foi punido com uma suspensão de dois jogos. Ele recebeu um cartão vermelho direto por acertar o rosto de De Paul durante a partida contra a Argentina. Com isso, o jogador não estará disponível para os próximos jogos das Eliminatórias, em setembro, contra Equador e Paraguai.

RCK EXPRESS

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

O clássico sul-americano teve um atraso de quase 30 minutos devido à briga entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e torcedores argentinos na arquibancada sul do Maracanã. Não havia separação entre as duas torcidas. A CBF se defendeu, alegando que planejou a partida de forma cuidadosa e estratégica, em conjunto com as autoridades, especialmente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, a estratégia de segurança foi aprovada pela PM sem objeções. Liderados por Lionel Messi, os jogadores argentinos deixaram o campo assim que a briga começou nas arquibancadas. Posteriormente, eles retornaram e decidiram continuar o jogo. O Brasil acabou perdendo por 1 a 0, sofrendo a terceira derrota consecutiva nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05