JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Governador em exercício Laurez Moreira entrega viatura e inaugura Comando Regional de Policiamento, para fortalecer ações de segurança em Gurupi e região

Veículo custou R$ 127 mil e faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania enquanto o Comando Regional de Policiamento vai comandar as ações da PM em toda a região sul do Tocantins

Por Jarbas Coutinho em 11/03/2024 às 19:43:49
Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, as ações de combate à violência contra as mulheres em Gurupi, no sul do Estado, ganharam um importante reforço. O governador em exercício Laurez Moreira entregou, na manhã desta segunda-feira, 11, para a 9ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis (9ª Deamv), uma viatura totalmente equipada para fortalecer as atividades da Polícia Civil (PCTO) no município. Também foi inaugurada a sede do Comando Regional de Policiamento da Terceira Região (CRP-3), que vai responder pelos municípios da região sul do Estado.

O veículo custou R$ 127,8 mil e foi doado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

O governador em exercício Laurez Moreira destacou que a segurança pública é tratada como uma prioridade na gestão de Wanderlei Barbosa e essas ações vêm para implementar ainda mais a estrutura das forças de segurança em Gurupi e de toda a região sul do Tocantins. "Hoje foi um dia muito importante para Gurupi, porque inauguramos a sede do Comando Regional de Policiamento no 4° Batalhão da Polícia Militar; e entregamos uma viatura para a 9ª Delegacia da Mulher e diversos equipamentos ao Corpo de Bombeiros. É isso que nós queremos, as forças de segurança equipadas, porque a segurança pública é muito importante para o desenvolvimento do Estado", destacou Laurez Moreira, lembrando que a viatura constitui mais uma ação da política do Governo do Tocantins voltada para combater a violência contra a mulher, uma luta que deve ser adotada por toda a sociedade.

RCK EXPRESS

As ações do Governo do Tocantins fazem frente a uma estatística do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que os índices de feminicídio no Brasil alcançaram seu maior número da série histórica. No Tocantins, os esforços são notáveis, como reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira. "Não há nada mais importante do que fortalecer os instrumentos e as políticas públicas que favoreçam a segurança e o bem-estar dessas mulheres", frisou o secretário, ao citar a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Governador em exercício, Laurez Moreira, e o secretário de Estado da Segurança Pública realizam a entrega da viatura à Delegacia da Mulher - Foto: Marcio Vieira

A titular da 9ª Deamv, Valéria Lustosa Dourado, afirmou que essa viatura agrega ao trabalho realizado diariamente e agiliza o atendimento daqueles que necessitam. "Em 2023, nós realizamos mais de 500 atendimentos e, em todos eles, conseguimos uma resposta rápida do Estado. E com certeza, essa viatura que estamos recebendo agregará ainda mais. Só tenho a agradecer em nome da 9ª Delegacia de Polícia Civil aqui de Gurupi e de toda a população que mais se beneficiará com essa viatura e essa ferramenta de trabalho", frisou.

O delegado-geral de Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, destacou a importância da ferramenta disponibilizada e elogiou o trabalho realizado pela Delegacia. "Reconhecemos o trabalho dessas mulheres policiais civis que vêm desempenhando sua função tão brilhantemente. Em nome da Polícia Civil, fica aqui o nosso reconhecimento".

CRP-3

O Comando Regional de Policiamento da Terceira Região (CRP-3) atende à Lei Complementar n° 149/2023, que estabelece os comandos de policiamento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) como unidades de direção responsáveis pelo comando, pelo planejamento, pela supervisão, pela coordenação e pelo controle do emprego das unidades de execução operacional e das unidades especializadas da corporação.

O CRP-3 abrange as unidades do 4° Batalhão de Polícia Militar de Gurupi; do 10° Batalhão de Polícia Militar de Arraias; do 11° Batalhão da Polícia Militar de Dianópolis; do 12° Batalhão da Polícia Militar de Taguatinga; da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alvorada; e da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Palmeirópolis.

O subcomandante do CPR-3, tenente-coronel Jaime Porfirio, elogiou as instalações e destacou que o Comando Regional tem função diretiva, de fiscalização e controle das unidades operacionais e a sede em Gurupi fortalecerá a Polícia Militar na região sul do Estado. "Isso é uma autonomia, uma descentralização administrativa. Esse comando era exercido em Palmas anteriormente e, hoje, veio para a região sul do Tocantins", explicou.

RCK EXPRESS

O chefe de Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Cláudio Tomaz, que representou o comandante-geral da PM, Márcio Barbosa, disse que essa iniciativa foi concebida com o propósito de descentralizar a gestão da Polícia Militar e criar as regionais de Gurupi, Paraíso e Araguaína. "A ideia foi realmente descentralizar a gestão da nossa Polícia Militar, trazer os coronéis, que só ficavam em Palmas, para o interior e aqui recepcionar as demandas, tanto da nossa tropa quanto da sociedade de forma geral, desafogando os comandantes da unidade. Foi uma ideia sonhada, planejada lá atrás, um trabalho científico que a gente fez e levou ao governador Wanderlei Barbosa, sendo prontamente atendido", explicou.

As seis unidades de execução operacional do CRP-3 são responsáveis por um total de 34 municípios na região sul do Tocantins. Esses municípios contam com mais de 260 mil habitantes.

Corpo de Bombeiros

O governador em exercício ainda esteve na sede do Corpo de Bombeiros, onde entregou equipamentos de proteção individual à corporação. "É dever do Estado prestar um bom serviço, mas é nossa obrigação também dar boas condições de serviços aos nossos bombeiros", frisou Laurez Moreira.

Por sua vez, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Ornelas, disse que os equipamentos foram adquiridos por meio do Ministério da Justiça e agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa, pelo empenho em proporcionar melhores condições de trabalho à corporação. "Agradeço ao nosso governador Wanderlei Barbosa e ao nosso vice-governador Laurez Moreira, que estão sempre buscando o aprimoramento e uma melhor condição para que os nossos militares possam trabalhar com eficiência e proteger a sociedade", comemorou.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05