Foco da rede social na conferência de desenvolvedores F8 Refresh são melhorias para facilitar atendimento por meio de seus aplicativos de mensagens. Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.
REUTERS/Thomas White
O Facebook anunciou novas soluções para empresas conversarem com clientes pelo WhatsApp e Instagram. As novidades fazem parte da F8 Refresh, conferência da rede social para desenvolvedores realizada nesta quarta-feira (2).
No WhatsApp Business, versão corporativa do aplicativo de mensagens, as empresas terão como oferecer mais informações rápidas aos clientes. As conversas poderão contar com mensagens automáticas sobre o andamento de pedido ou o retorno de um produto ao estoque, por exemplo.
O serviço vai permitir ainda que clientes respondam a perguntas de múltipla escolha para não precisarem digitar nada. A ideia é permitir respostas curtas para que o atendimento fique mais ágil.
As empresas também conseguirão implementar mais rapidamente a API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês) do WhatsApp Business, um conjunto de funções que permite acessar as conversas em outros softwares.
Segundo o Facebook, a instalação levava semanas e, agora, poderá ser concluída em cinco minutos.
As mudanças nas conversas entre empresas a clientes ocorrem após o WhatsApp atualizar sua política de privacidade. Os novos termos entraram em vigor em 15 de maio, mas o aplicativo segue permitindo o acesso de usuários que ainda não aceitaram a alteração.
A decisão foi tomada após um acordo do serviço com autoridades brasileiras para manter o funcionamento por pelo menos 90 dias.
Seis perguntas sobre a nova política de privacidade do WhatsApp
Conversas com empresas no Instagram
O Facebook já oferece ferramentas para empresas conversarem com clientes pelo Messenger desde 2016. Agora, elas também poderão realizar o atendimento pelo Direct do Instagram, que teve a API liberada.
As marcas poderão administrar as mensagens de clientes no Instagram por meio plataformas de terceiros. O objetivo, segundo o Facebook, é contribuir para conversas que aumentem a satisfação dos clientes e levem a mais vendas.
Ícone do Instagram.
REUTERS/Thomas White
“Nossa visão é de que a mensageria seja a principal forma de comunicação entre as pessoas e as empresas”, afirmou o diretor de plataforma de parcerias do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis.
“Queremos torná-la o mais conveniente, discreta e personalizada possível, nos mesmos aplicativos e recursos familiares que já são usados para se comunicar com a família e amigos hoje”, continuou o executivo.
Chamadas de vídeo em realidade aumentada
O software de realidade aumentada Spark AR também teve uma atualização. A ferramenta ganhou um recurso para desenvolvedores criarem experiências imersivas durante chamadas de vídeo.
Por meio da API conhecida como Multipeer, o Spark AR poderá ser usado para criar efeitos que façam os usuários se sentirem no mesmo lugar que outra pessoa.
O Facebook afirmou que, com a mudança, usuários distantes poderão simular que estão juntos no espaço ou ao redor de uma fogueira, por exemplo.
“Esse novo recurso de formato longo abre novas possibilidades empolgantes para criadores e desenvolvedores criarem experiências de RA para chamadas de vídeo no Messenger, Instagram e Portal”, afirmou Papamiltiadis.