JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Celso Morais faz abertura da Programação do Outubro Rosa

A solenidade com o tema, "Eu Escolho Prevenir…", tem o intuito de conscientizar a população feminina a prevenir e tratar precocemente o câncer de mama e o câncer do colo do útero

Por Comunicação em 07/10/2021 às 21:59:15
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de conscientizar a população feminina de Paraíso do Tocantins a prevenir e tratar precocemente o câncer de mama e o câncer do colo do útero, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta manhã de quinta-feira, dia 07, à programação alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado nacionalmente ao alerta e conscientização destas doenças.

O evento, de abertura, aconteceu na Clínica da Mulher, que também ganhou um slogan permanente "Eu Escolho Prevenir…", contou com a presença do prefeito Celso Morais, acompanhado pela primeira-dama, Dra. Caroline Falcão Morais, a vice-prefeita Raquel Ogawa e o secretário municipal de Saúde, Arllérico André, demais secretários da gestão e os vereadores Adriana Câmara e Camilla Rhuana.

Camila Cabral Azevedo, coordenadora da Clínica da Mulher, ressaltou que não há fila de espera para o atendimento com a médica mastologista e nem para a realização do exame de mamografia. "Quando o médico, lá da unidade básica de saúde, faz o encaminhamento da paciente para uma consulta aqui na Clínica, o tempo de espera tem sido de, no máximo uma semana, e, para a obtenção do resultado, cerca de 20 dias", afirmou Camila.

Outubro Rosa

"O nosso papel no Outubro Rosa é relembrar a importância do diagnóstico precoce. Relembrar e desmistificar o medo que as pacientes têm de ir procurar um atendimento. A doença pode acontecer, mas o tratamento, sobretudo o tratamento é muito eficaz", pontuou a médica mastologista, Dra. Ana Carolina Camargo.

Sobre a mamamografia, exame de rastreio por imagem para estudo do tecido mamário, Ana Carolina afirma que o recomendável é que mulheres com idade igual ou superior a 40 anos devem fazer o exame anualmente. "E, em casos especiais, esses exames são antecipados, como histórico familiar de cancêr mama, por exemplo", finalizou a mastologista.

"Vamos fazer os exames preventivos, não apenas o de mamografia, porque prevenir é muito melhor que remediar", afirmou Raquel Ogawa. A vice-prefeita ainda compartilhou que a sua mãe teve um episódio de câncer de mama, mas hoje está curada graças à descoberta e tratamento precoces.

A Clínica da Mulher

A Clínica da Mulher funciona em Paraíso de segunda a sexta-feira e conta com especialistas nas áreas de mastologia, nutrição, psicologia, ginecologia, obstétrico de alto risco, orientação sobre planejamento reprodutivo, acompanhamento sigiloso para as IST"s, ultrasonografia e Raio X.

"Enquanto gestor municipal a nossa grande missão é incentivar a comunidade a participar destas ações do Outubro Rosa e dar visibilidade ao que a administração oferta gratuitamente à população, que são os equipamentos de última geração e profisisonais super competentes, para levar melhor qualidade de vida para a comunidade", afirmou o prefeito Celso Morais.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05